Serviços

SOLUÇÕES COMPLETAS DE ENGENHARIA
 
O Projeto

O processo de projeto organiza-se em etapas – estudos iniciais, anteprojeto, projeto legal – mas elas não são autônomas. Elas fazem parte de um todo, articulado, através da intenção que permeia todo o processo.

BIM

Utilizando o sistema BIM (Building Information Modeling ou Modelagem de Informações da Construção), criamos digitalmente modelos virtuais precisos da construção. Oferecendo assim suporte ao projeto ao longo de suas fases. A principal vantagem é permitir uma melhor análise e controle do que nos processos manuais.

Quando concluídos, esses modelos gerados por computador contêm geometria e dados precisos necessários para o apoio às atividades de construção, fabricação e aquisição por meio das quais a construção é realizada.

 
EP - Estudo Preliminar

Etapa destinada a concepção e a representação do conjunto de informações técnicas iniciais e aproximadas, necessários a compreensão da configuração inicial, podendo-se incluir soluções alternativas.

 

Esta etapa é precedida de dados informacionais compreendendo levantamentos, programa de necessidades e estudos de viabilidade. Constitui a configuração inicial da solução arquitetônica proposta para a área (partido arquitetônico), contendo as principais solicitações do cliente segundo o programa de necessidades a ser elaborado em conjunto. Proposta gráfica inicial do partido arquitetônico, distribuição esquemática e quantitativa do programa de necessidades, o desenvolvimento do layout com suas respectivas áreas e estudos de fluxos.

 
AP - Anteprojeto

Etapa destinada a concepção e a representação das informações técnicas provisórias de detalhamento da edificação e de seus elementos, instalações e componentes necessários ao inter-relacionamento das atividades técnicas de projeto e suficientes à elaboração de estimativas aproximadas de custos e prazos de serviços. Nesta fase é realizado assessoramento das disciplinas complementares.

 

Esta é a fase em que o projeto se consolida.

 
EX - Projeto Executivo / Legal

Etapa destinada a concepção e a representação final das informações técnicas da edificação e de seus elementos, instalações e componentes, completas e definitivas, necessárias e suficientes a licitação (contratação) e a execução dos serviços de obra correspondentes. Esta etapa inclui a elaboração dos documentos para aprovação (ou “Projeto Legal”), destinada a representação das informações técnicas necessárias a análise e aprovação, pelas autoridades competentes. Abrange todas as áreas envolvidas no Projeto.

 

Após a conclusão desta etapa é possível elaborar os procedimentos administrativos [encaminhamento, retirada/devolução de documentos, dentre outros] necessários para aprovação dos projetos legais junto aos órgãos públicos municipais.

 

Todas as disciplinas dos projetos deverão ter as suas definições determinadas, por meio de desenhos, memoriais descritivos, memoriais especificativos e planilhas de quantidades, todos estes necessários para a fase de concorrência. 

 
Projeto Executivo Arquitetura
Projeto Executivo
Concreto
Projeto Executivo
Metálico
Projeto Executivo
Tubulação
Compatibilização de Projetos

Os projetos e serviços de arquitetura e engenharia devem se voltar à busca de soluções inovadoras de produtos e processos que atendam às necessidades dos clientes e usuários. É essencial analisar as raízes dos problemas para que estes possam ser eliminados ainda na fase de desenvolvimento de projeto e para que as empresas/empreiteiras que executam as obras possam caminhar juntas com os avanços que surgem a cada dia.

Desta forma, a utilização de uma metodologia de análise de falhas na etapa de elaboração de projetos garantirá a qualidade do produto, bem como de todas as etapas do processo de execução.

 

Um dos mecanismos utilizados, a COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS, é uma forma de analisar os diversos projetos que fazem parte do escopo para a edificação da obra (arquitetônico, estrutural, instalações, ar condicionado, impermeabilização, dentre outros), com a finalidade de solucionar interferências na execução da obra, permitindo a integração das soluções adotadas para os diversos sistemas.

 
 
A Concorrência

A concorrência é a fase onde buscamos o melhor custo benefício para o PROJETO e consequentemente para o cliente, garantindo que os serviços que contemplam a obra, sejam realizados por empresas solidas e comprometidas com a execução.

 

A concorrência é feita através de editais específicos e direcionados a empresas por áreas de atuação e execução como Infraestrutura, Civil, Mecânica e Elétrica.

 

Esta fase contempla ainda a equalização das propostas, apontando itens com discrepância de valores, buscando a redução sistêmica dos custos e dos prazos de execução.

Após a equalização e a análise da documentação das empresas finalistas, são definidas as empresas responsáveis pela execução da obra.

 
O Gerenciamento

É a garantia de que a execução seja feita dentro nas normas técnicas e das premissas estabelecidas nos projetos, seguindo de forma linear o cronograma físico financeiro definidos na fase de CONCORRÊNCIA. Buscando soluções eficientes e rápidas para possíveis problemas no canteiro de obras.

 

No GERENCIAMENTO, são controlados e liberados o andamento dos serviços contratados e consequentemente dos pagamentos dos serviços executados por meio de medições estabelecidas na fase de contratações.

 

Durante o gerenciamento são realizados o “AS BUILT” como a sua própria tradução “Como construído” indica, refere-se à atualização da documentação de engenharia, como plantas, materiais descritivos e desenhos, a fim de refletir exatamente o que foi executado na obra. O “As Built” é de suma importância para garantir a conservação e a manutenção predial, e principalmente, garantir que futuras ampliações possam ser realizadas no empreendimento.

© 2020 por DAZ Marketing e Comunicação | Wagner Sedrez Arquitetura

  • Preto Ícone Instagram
  • LinkedIn Basic Black